terça-feira, 22 de maio de 2012

O Pico da viagem

Fomos conhecer a região mais desejada pelos turistas locais, a região da serra, onde se encontram diversos povoados e o Parque Nacional da Serra Nevada. Nossa van, um furgão antigo Dodge, levou nós quarto e mais alguns venezuelanos ao passeio. Vimos algumas plantações de alho e outras pequenas culturas na região, sempre bem vigiadas por espantalhos. Apesar de ter uma agricultura de subsistência, a Venezuela importava 70% de tudo que consumia até então, principalmente artigos industrializados, de acordo com um jornal local que lemos no caminho. 

Faz muito frio naquela região, e claro que eles sabem bem. Chegando a uma pequena cidade chamada San Rafael de Mucuchíes, logo nos ofereceram a bebida tradicional da serra, com um nome bem apropriado, o Calentaíto. É feita de rum, canela (e mais algum outro condimento) e servido quente, como o nosso quentão (ou vinho quente). 



Depois de visitar a igrejinha feita de pedra e as lojinhas de artesanato local (onde compramos luvas), seguimos até o Pico El Águila, o mais alto da Venezuela que se pode chegar por estrada (4118 metros). 



É uma região de vegetação  bem peculiar e escassa, tem basicamente arbustos, os frailejones, e os vales são muito bonitos. O tempo não foi muito favorável, além do frio havia uma leve neblina e uma garoa que ia e vinha, mas mesmo assim valeu a pena. Almoçamos num restaurante bem aconchegante (e quentinho) com cara de mercearia, onde também se vendia bolachas confeitadas recém saídas do forno. Não resistimos e compramos algumas pra viagem, depois de almoçar truta com Polarai. 



Depois fomos conhecer a Lagoa Mucubají, andando pelo Caminho de Santo Domingo onde a van nos deixou. Não fosse o frio que fazia e a garoa, teríamos ficado um bom tempo por lá, a vista é realmente linda! Mais uma bela parte dessa imensa Cordilheira que tivemos a oportunidade de conhecer.  



Na volta, a chuva provocou um deslizamento de terra e a estrada ficou fechada por um bom tempo. Em tempo de resgatar os biscoitinhos confeitados da mochila! Alguns venezuelanos que estavam na nossa van ficaram pelo caminho, pois a região é cheia de pousadas, um destino romântico para casais em lua de mel. Então tínhamos quase a van inteira pra nos esparramar enquanto as condições da estrada não melhoravam. 
Demoramos mais que o previsto, porém ainda tivemos tempo de dar uma volta pela cidade, mais quentinha e aconchegante, e ainda comer uma pizza no centro commercial perto do hotel. 

Continue lendo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário