segunda-feira, 29 de abril de 2013

Liubliana, Eslovênia (conhece??)

Logo na chegada da cidade ficamos encantados com a beleza do lugar. Afinal, essa era nossa ideia sobre uma cidade legitimamente europeia por assim dizer.. rsrs



Liubliana é uma simpática cidadezinha no meio de um vale, cercada de belas montanhas, que a essa época do ano -final de outubro - tinham seus picos nevados. Como a maioria das cidades européias, a cidade se desenvolveu em torno do rio, com seus restaurantes charmosos, as pontes , e o castelo la no alto do morro.




Saímos da Rodoviária (a fatídica "Avtobusna Postaja") a pé, e fomos até o hostel, numa caminhada de 15 minutos, passando pela praça principal, a câmara de vereadores, as ruas arborizadas... ate chegar no casarão onde ficava o hostel, Vila Veselova.


Esse hostel é o sonho de todo mochileiro, simplesmente o melhor hostel que já estivemos em todos os tempos! Ele está instalado num belo casarão antigo, mas perfeitamente reformado, na região das embaixadas.
Mesmo os quartos compartilhados são grandes e muito confortáveis. O cafe da manhã eh o tradicional cafe continental, servido numa simpática copa onde todo mundo senta junto pra comer.



A propósito, se você está em dúvida de que parte de uma cidade você deve ficar, sempre escolha a região das embaixadas, elas já fizeram a pesquisa de segurança da região, e por isso estão lá :).

Saímos pra conhecer a cidade depois de deixar as mochilas, afinal só reservamos 1 noite para Liubliana - se a gente soubesse que ia ser tão agradável  teríamos reservado pelo menos mais um dia, ou mais, e assim conhecer o famoso lago Bled, que conhecemos num panfleto que o motorista da van deu pra gente.

A primeira parada, ou melhor, subida, foi o Castelo de Liubliana, ao qual se chega numa caminhada pelo bosque, ou de funicular.


O castelo, como a cidade, e muito charmoso, apesar de não ser como os grandes e luxuosos castelos europeus. Pagando uma taxa simbólica  você e todas as crianças da Eslovênia vão assistir a um vídeo que conta a historia do castelo e da cidade. Apenas para contextualizar, a Eslovênia já foi territorio germanico, pertenceu ao Império Romano, Habsburgo, e ate a Veneza, antes de se tornar Iugoslávia e só em 1991 se tornar um pais  independente.
Alem de entender um pouco sobre esse pequeno país quase desconhecido pra nós  ainda tivemos essa vista maravilhosa de presente!








No final da tarde o frio começa a pegar, então sentamos numa pracinha (charmosa, eh claro) pra ver o mapa e procurar um restaurante com comida eslovena ali por perto. Pra nossa surpresa, uma moça nos viu ali parados e perguntou se a gente precisava de ajuda! Quem não conhece a hospitalidade eslovena, neh... hehe





Foi soh dizer que queríamos experimentar um prato tipico e ela nos indicou o Sokol, que era logo ali pertinho. Esse restaurante estilo taverna fica sempre cheio de turistas, muito receptivo, afinal, eh na Eslovênia - e a comida e a cerveja artesanal valem a visita. Como eh uma região fria e com herança germânica  a comida eh baseada em carne de porco e batatas, coisa pra quem precisa acumular muita caloria pra suportar um inverno rigoroso - e eh muito bom!



No dia seguinte, um passeio a jato:
 no parque da cidade pertinho do hostel - cheio de mamães e carrinhos de bebê, alem de esquilinhos engraçadinhos;  uma visita a uma igreja ortodoxa e um almoço na feira, antes de pegar o trem pra Croácia





A cidade, o país  as pessoas foram uma agradável surpresa pra gente, e ao que parece, eles conhecem mais os brasileiros que o contrario... eis que numa parada pra um cafe...


Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário